sexta-feira, 30 de março de 2012

Plástica I e II


Módulo 1 - Fotografias da cidade

1.1 Arte Déco:


                                                                    1.2  Ecletismo:



                                              
         1.3- Mordernismo:









               Módulo 2 - Plano, Volume e Rocha

                                   2.1- Fotos Maquete








2.2- Croquis de estudo






2.3- Os espaços determinados pelos elementos 

              A disposição e a articulação dos elementos constiuintes da maquete, são essenciais na criação de espaços e ambientes. Por isso, a árvore não foi colocada de modo aleatório, mas sim de modo a criar um "diálogo" com o volume, pois o pano vertical "abraça" esses espaços. Além disso, o plano horizontal delimita de certa forma, um ambiente criado embaixo dele. Assim como a pilastra, que por se situar quase no meio do volume, também cria um espaço ao redor da mesma.

2.4- As formas, sua disposição e a Gestalt
               
              O volume, sustentado pela rocha e o contato destes com a coluna do plano superior, além do suporte que o plano vertical exerce sob o volume, permitiram a unidade através, também, do contato entre eles. Assim como a escada em contato com o volume. Desse modo, obtém-se equilíbrio, pois todos os elementos parecem ter sido pensados para garantir a estabilidade do outro, sem interferir em seu caráter de elemento díspar e aproveitando-se da natureza, sem interferir em sua essência, usando-a como construtora na composição.
              Por se tratar de uma forma assimétrica, a unidade na maquete dá-se, principalmente, pela proximidade entre os elementos e pelo fechamento da composição, dado pelo diálogo entra a rocha, o térreo e a árvore. No espaço entre estas, os elementos propostos foram articulados. Tal articulação permitiu que esses elementos díspares formassem uma composição.
              Os objetos de composição da maquete foram feitos em branco, e pode-se dizer que outro fator criador de unidade é a falta de contraste de cores, mas, as sombras geradas, de certa forma acaba criando contraste de cores entre estes. Assim, a falta de cores que diferem os elementos, facilita a compreensão do que foi construído como um todo, como se fosse apenas uma unidade.
              A boa continuidade dá-se pelo jogo de sinuosidades presente na maquete. Os elementos compreendem formas sinuosas e interagem com algumas características retilíneas. Isso faz com que os elementos encontrem-se através de similaridades das formas coincidentes (sinuosidades e retas).
             Em geral, a maquete com suas curvas e retas, planos verticais e horizontais, a rocha, a árvore e os espaços criados pelos mesmos, transmitem a harmonia presente no conjunto, dando pregnância às formas.




2.5- Villa Capra Rotonda x Plano, volume e rocha 


           O projeto da Villa Capra Rotonda desenvolvido por Paladio a partir de 1566 configura uma residência de campo, inserida no contexto clássico da arquitetura: sua estrutura segue uma rigidez matemática/geométrica: sendo que seu projeto consiste em quatro lados idênticos com pórticos de características templárias. Esses lados encontram-se agrupados que recorda o Panteão de Roma. Além disso, tem uma cúpula sustentada por um telhado de telhas, que também segura as paredes. Desse modo a simetria e o racionalismo, se tornam notáveis nessa obra. O contrário da maquete que possui o estilo moderno, com ausência nas conformidade de tamanho, e formas geométricas não-lineares.A maquete é constituída por um volume sustentado por uma rocha e por um plano retílineo vertical, com apenas o princípio de 54 m² para o volume. A rocha auxilia na sustentação do volume, além de ser uma "parede" do mesmo.
            Capra possui caráter retilíneo e ortogonal e é completamente simétrica, inclusive na disposição das paredes em seu interior, podendo ser traçados oito eixos de simetria, diferindo da maquete, que não possui simetria alguma, além de possuir características curvilíneas. Apesar do piso ser, inicialmente, um quadrado para gerar uma boa circulação no térreo, ele terminou sendo contornado pelos elementos naturais, participando também de um caráter sinuoso da composição, exceto pela quina da escada.
            A Villa é decorada com ornamentos desde seu lado exterior ao interior, utilizando além desses ornamentos, diversas colunas. Já a maquete em estudo pertence ao modernismo, assim, rompe com o princípio ornamental, sendo que a arquitetura é lisa e a coluna é um princípio de sustentação do plano horizontal superior. Os elementos de habitação da Villa estão contíguos para formar um ‘bloco’ simétrico, rodeado por jardins, que também seguem o princípio da simetria, e estão na frente de cada pórtico, podendo ser vistos através de cada um deles. Na maquete, o jardim contorna a árvore, o piso e a rocha, sendo parte da forma construída, assim como a rocha, ao sustentar o volume e dar certo suporte à coluna do plano horizontal.

                      Módulo 3- Peça Gráfica

3.1



                                                         A estrutura do banner foi pensada de modo a fazer uma relação direta com a maquete, através da uniformidade da cor, na organização e na articulação dos elementos, além da pequena curva na parte inferior.

(OBS: Os 20 cm da parte inferior não saiu na imagem, mas no arquivo ele está presente.)


Plástica II





Paleta de Cores



1ª Tentativa (que não deu certo)


Preto e Branco


Monocromático : Cinza


Monocromático - Rosa

ou

Análogo - Vermelho, Amarelo e Laranja

ou

Complementares: Rosa e verde



Tríade: Vermelho, Azul e amarelo




Exercício - Composição com azulejos


Exercício - Análise das cores


Importância da cor



Tons Pastel - Ballet


Maquete: planos, volume de água e azulejo

Maquete Digital:










Fotos da maquete física:









Croquis de estudo:














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